Crie uma conta grátis

WORDPRESS: 5 dicas infalíveis

Para quem está começando o projeto da criação de um site, não há dúvidas de que o WordPress é uma das melhores opções disponíveis no mercado.

Porém, muita gente pensa que nesse processo de criação é só pegar os arquivos, subir no servidor e começar a postar conteúdo. O processo vai além disso, do contrário você vai ter muita dor de cabeça (ou o seu banco de dados estourar, derrubando seu site).

 

5 dicas infalíveis para o seu site

 

  1. Saiba onde vai hospedar o seu site 
     

A hospedagem do site é uma etapa importante nesse processo de criação. Dessa forma, procure por empresas sérias e que ofereçam tudo que você precisa para o seu projeto.

Verifique também se ela trabalha com armazenamento SSD e tenha memórias rápidas, pois isso faz toda diferença. Aliás, você só vai notar que escolheu a empresa errada quando seu site sair do ar, mas aí já é tarde e será preciso correr atrás do prejuízo.

 

  1. Atualize o WordPress
     

Pode parecer algo bobo, mas você pode economizar bastante dinheiro se manter seus temas e plugins atualizados – do contrário, sua página pode ser uma porta fácil para invasões, e dificilmente vai conseguir reverter o grande problema que isso causou.

Se isso acontecer, há uma chance de seu site cair em uma blacklist do Google ou ficar repleto de publicidades e links maliciosos, o que pode atrapalhar a credibilidade do seu projeto.

Dessa forma, fique de olho se o seu site está na última versão estável do WordPress e se os plugins também não passaram por melhorias recentes. O tema também é bastante importante, por isso não o deixe desatualizado.
 

  1. Evite pirataria
     

Essa dica nem deveria estar aqui, mas é importante frisar que você nunca deve utilizar plugins e temas piratas em seu site.

A princípio pode até parecer que você está ganhando vantagem, mas pode ter certeza que isso tende a custar muito caro no futuro. Ao fazer isso, está deixando seu site aberto para a ação de criminosos e pessoas mal-intencionadas.

Imagina que você tem uma loja virtual e vende seus produtos, mas acabou utilizando algum componente pirata em seu site. Com o tempo, as pessoas começam a notar que tudo que eles compram lá tem as informações vazadas e utilizadas para fins nada honestos. Tenha certeza de que logo sua loja vai fechar, porque ninguém mais vai confiar em você e no seu produto.

  1. Atenção aos plugins  
     

Não há nenhum problema em utilizar plugins em seu site, mas é preciso tomar cuidado para não lotá-lo com esses componentes. Afinal, quanto mais plugins você usar e deixar ativos no WordPress, mais o seu site fica lento porque ele precisa fazer requisições e acessar essas informações a toda hora. 

A melhor forma de lidar com isso é estudando a documentação oficial de como criar temas e plugins para gerar tudo que precisa. Assim, não vai precisar ficar comprando e instalando coisas a esmo, pois depois de um tempo você nem vai usar muitos desses plugins que estão na página consumindo memória do seu servidor e deixando tudo lento. 
 

  1. Use plugins para SEO e cache
     

A última dica é utilizar plugins para SEO e cache do site. No caso do primeiro você vai melhorar o ranqueamento do seu conteúdo no Google, e dessa forma tudo que for publicado será encontrado mais facilmente nos mecanismos de busca.

Já os plugins de cache vão deixar o seu site mais rápido, ajudando a consumir menos recursos do servidor e tornando o carregamento das páginas ainda mais veloz.

Índice

Veja outros artigos;

Como criar um site

Como criar um Site, um Guia Passo a Passo com Capital Host Introdução: Se você sempre quis ter um site para apresentar sua empresa, blog

Ver conteúdo »
E-mail:
Senha: